Audiobooks – uma ótima maneira de ler 1 livro por mês (ou mais!)

Audiobooks – uma ótima maneira de ler 1 livro por mês (ou mais!)

Olá, pessoal!

Antes de mais nada, pedimos desculpas por termos sumido por tanto tempo. Por motivos pessoais, tivemos que nos afastar do blog por um tempo. Mas agora estamos de volta e com muitas novidades!

O post de hoje veio para trazer uma dica rápida para nos ajudar a ler mais: ouvir audiobooks!

Eu, particularmente, tinha um certo preconceito com audiobooks. Sempre achei que ler de verdade é pegar um livro (preferencialmente impresso), ir para algum lugar agradável e dedicar um tempo à leitura. Mas na vida real nem sempre temos tempo para isso, não é? Justamente por estar com dificuldades de manter a meta de 1 livro por mês nas condições atuais (ter um filho pequeno muda nossa vida completamente), resolvi dar uma chance aos audiobooks. Baixei um aplicativo para meu celular e fiz minha primeira tentativa. Para minha surpresa, deu tão certo que eu já ouvi mais de 1 hora de um livro que possui 12 horas ao todo!

Como sempre, eu gosto de listar os pontos positivos e negativos de cada coisa, então vamos lá!

Pontos positivos

Não posso deixar de citar o ponto mais positivo de todos: você consegue aproveitar um tempo antes “jogado fora” (ex.: indo para o trabalho, lavando a louça, olhando o Instagram no horário de almoço) para ler um livro! Só na minha pausa para o lanche e lavar a louça em seguida, eu ouvi 25 minutos do livro. Se fosse um livro impresso, eu não teria lido 1 página sequer.

Além disso, aplicativos especializados em audiobooks (mais à frente darei uma sugestão) provêm uma leitura pausada e muito fácil de entender e acompanhar, facilitando o entendimento do livro.

Pontos negativos

No meu caso, identifiquei apenas 1 ponto negativo: eu não consigo me concentrar e absorver o livro se eu estiver fazendo uma atividade que exija um pouco de concentração. Imagino que nem todo mundo tenha este problema, mas se eu tentar fazer pequenas coisas como escrever um email ou mandar uma mensagem no WhatsApp e estiver escutando um audiobook ao mesmo tempo, eu percebo que não presto atenção em algumas partes e preciso voltar. Então comigo só funciona quando estou fazendo coisas que exigem o mínimo do cérebro.

Sugestão de aplicativo

Caso você queira dar uma chance aos audiobooks, eu sugiro baixar o Audible. Apesar de ser pago, você conseguirá usar gratuitamente por 30 dias para avaliar se vale a pena ou não. Eu ainda estou no período de uso gratuito e provavelmente buscarei outras opções gratuitas ou mais baratas após 30 dias, mas o Audible é uma boa maneira de começar rápido.

DICA: o plano Gold do Audible é $14.95 dólares por mês e te dá 1 crédito a cada mês pra escolher qualquer livro. Mas se você fizer login e clicar em “cancelar assinatura”, eles te darão a possibilidade de assinar 3 meses com 50% de desconto ($7.47 dólares por mês). Já ajuda bastante! 🙂

E você? Já ouve audiobooks? Se sim, o que acha? Se não, por quê? Deixa um comentário para a gente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *